O foco na qualidade de vida e saúde no ambiente de trabalho é extremamente importante para o desenvolvimento de uma organização de sucesso. Para isso, a Alfa Consultoria oferece soluções que garantem às empresas e a seus colaboradores o bem-estar que ajuda a construir uma relação positiva entre eles. Uma das opções de serviço que contribui para esse objetivo é a clinica de saude do trabalho.
O que é Clinica de Saude do Trabalho?
A clinica de saude do trabalho é um local específico que visa oferecer aos colaboradores da organização uma assistência médica adequada ao ambiente de trabalho, atendendo às exigências das Normas Regulamentadoras. Ela pode funcionar tanto no próprio ambiente de trabalho quanto fora dele e mediante a supervisão de médicos do trabalho e de outros profissionais da saúde.
Como funciona a Clinica de Saude do Trabalho?
A clinica de saude do trabalho oferece diversas opções de serviços, desde a avaliação clínica dos colaboradores ao diagnóstico de doenças relacionadas ao trabalho, passando pelo controle de doenças ocupacionais, profilaxia, tratamento, orientação e prevenção.
Outros serviços oferecidos pela clínica são os de desenvolvimento de atividades educativas e de capacitação, além da realização de exames laboratoriais e aconselhamentos específicos.
Vantagens da Clinica de Saude do Trabalho
Além dos benefícios para os colaboradores, como a prevenção e tratamento de doenças e lesões relacionadas ao trabalho, a instalação de uma clinica de saude do trabalho oferece diversas vantagens para as organizações.
Entre elas, destaca-se a manutenção da produtividade e da qualidade de vida dos colaboradores; a prevenção de acidentes de trabalho; o aumento da motivação dos funcionários; e a redução dos custos com processos trabalhistas, pois a clinica de saude do trabalho facilita o cumprimento das normas legais relacionadas à saúde no ambiente de trabalho.
Recomendações para uma boa Clinica de Saude do Trabalho
Para que a clinica de saude do trabalho seja um sucesso, é necessário que as empresas que a contratem estejam cientes de algumas recomendações importantes.
Em primeiro lugar, é fundamental que o profissional contratado seja apto para desempenhar as funções previstas em um ambiente específico, possuindo conhecimentos técnicos, experiência prévia e habilidade para lidar com a realização dos serviços de maneira eficaz.