A Alfa Consultoria oferece aos seus clientes soluções em gestão de saúde e segurança do trabalho, baseadas em um programa de gerenciamento de riscos (PGR) que visa prevenir e minimizar os riscos relacionados ao meio de trabalho.
O que é PGR na Segurança do Trabalho?
PGR é a sigla para Programa de Gerenciamento de Riscos. Trata-se de um conjunto de ações e medidas destinadas a garantir que as atividades desenvolvidas no ambiente de trabalho sejam desenvolvidas seguramente. É fundamental para serem conscientemente detectados, acompanhados e, principalmente, controlados todos os riscos presentes nos processos produtivos.
Como o PGR na Segurança do Trabalho atua no cenário de trabalho?
O Programa de Gerenciamento de Riscos, parte essencial das Soluções em Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho da Alfa Consultoria, atua em casos de perigo relacionados a trabalhos em equipamentos, operações, ferramentas e processos, para evitar ou reduzir acidentes e prejuízos, promovendo a sua correta execução e o bem-estar dos colaboradores. Além disso, estimula o desenvolvimento de procedimentos que contribuem para a conscientização e prevenção de acidentes.
Vantagens do uso de PGR na Segurança do Trabalho
São inúmeras as vantagens diretas e indiretas que o uso do PGR na Segurança do Trabalho proporciona aos clientes da Alfa Consultoria. Entre essas vantagens, destaca-se o aumento da produtividade, maior segurança no ambiente de trabalho, redução de acidentes, cuidado com o meio ambiente, aumento do retorno financeiro, melhoria na imagem da empresa, e a promoção de cultura de prevenção de acidentes.
Funcionalidade e aplicabilidade do PGR na Segurança do Trabalho
O PGR na Segurança do Trabalho da Alfa Consultoria conta com soluções completas e customizadas às necessidades e especificidades de cada empresa, que vão desde a identificação e análise de riscos, passando pela educação e treinamento dos colaboradores, até a análise estatística de todos os indicadores de segurança, sempre com foco em resultados.
Recomendações para o uso do PGR na Segurança do Trabalho
É importante destacar que, é fundamental que todos os colaboradores estejam devidamente treinados e capacitados para identificar e, principalmente, minimizar e controlar os riscos existentes no ambiente de trabalho. Além disso, é essencial que a empresa implemente os procedimentos relacionados ao Programa de Gerenciamento de Riscos — PGR, de modo a assegurar a segurança de todos os colaboradores. Entre em contato e saiba mais.