O programa de gerenciamento de riscos (mais conhecido pela sigla PGR) consiste em um plano de ação onde são elencados os riscos ocupacionais e as medidas adotadas para a prevenção de acidentes que podem ocorrer no ambiente de trabalho.
Através de documentos físicos ou em sistema eletrônico, o programa de gerenciamento de riscos visa a melhoria contínua do desempenho em Segurança e Saúde do Trabalho e, para isso, reúne todo o sistema de gerenciamento de riscos, incluindo os ocupacionais.
Para compor o programa de gerenciamento de riscos são necessários pelo menos dois documentos:
Inventário de Riscos Ocupacionais: onde estão nomeados todos os riscos encontrados no ambiente de trabalho e a necessidade de adotar medidas de prevenção; e
Plano de Ação: nesse documento são apontadas as medidas de controle para minimizar, eliminar ou controlar os riscos ocupacionais citados no inventário e a frequência de atualização necessária.
O programa de gerenciamento de riscos passou a ser obrigatório no início de 2022, visando garantir a segurança não apenas dos colaboradores, mas de toda a empresa, a sociedade e o meio ambiente. A não elaboração do PGR além de comprometer a integridade dos trabalhadores ainda pode causar multas e demais complicações para a empresa, por isso, é fundamental contar com o auxílio de uma empresa especializada, assim como a Alfa Consultoria em Segurança do Trabalho e Medicina Ocupacional.
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